EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS
Confira a seguir a lista de equipamentos multiusuários do CEPID CancerThera
EMU nCounter
O equipamento nCounter®️ ainda está em processo de aquisição pelo CEPID-CancerThera. Novas informações serão disponibilizadas em breve em nosso site.
É um equipamento que permite a análise de alvos de expressão gênica com alta sensibilidade e precisão. A tecnologia nCounter®️ (da fabricante NanoString) é baseada na detecção direta de oligonucleotídeos usando códigos de barras moleculares codificados por cores, que são usados para contar individualmente cada uma das moléculas-alvo. Traz contribuições expressivas para diferentes áreas do conhecimento, especialmente, para os estudos teranósticos (diagnósticos e terapêuticos) em Oncologia.
As aplicações do equipamento permitirão investigar novos biomarcadores preditivos e prognósticos, avaliar os mecanismos de resposta ao tratamento – inclusive, de novas drogas – e monitorar biomarcadores em ensaios clínicos e pré-clínicos. As vantagens do equipamento incluem a análise múltipla de até 800 alvos moleculares através de painéis de expressão gênica prontos para uso ou personalizados.
Poderão ser contempladas uma ampla variedade de caminhos biológicos e áreas de pesquisa, como: oncologia, imunologia, doenças infecciosas, terapia gênica e celular, neurociência, entre outros. O nCounter®️ é compatível com a maioria dos tipos de amostra, tecido fresco congelado, sangue, plasma, soro, lisados celulares, incluindo tecidos embebidos em parafina armazenados por décadas. Este último confere especial vantagem, pois permite a análise de amostras clínicas, armazenadas em biobancos por muitos anos, com alto grau de confiança.
O fluxo de trabalho é simples e eficiente com o equipamento: requer apenas 15 minutos para chegar à maioria dos painéis que usam um sistema de processamento de bancada automatizado e os dados produzidos são altamente reprodutíveis, sem necessidade de amplificação ou réplicas técnicas.
NCOUNTER
SPECT/CT
EMU SPECT/CT
Os equipamentos para o sistema SPECT/CT ainda estão em processo de aquisição pelo CEPID-CancerThera. Novas informações serão disponibilizadas em breve em nosso site.
A necessidade de avaliar processos biológicos de forma não invasiva em organismos vivos levou pesquisadores de diferentes países a desenvolver mais de 1.600 radiofármacos para o exame de processos metabólicos diversos, da síntese de proteínas, da expressão de diferentes receptores, genes e anticorpos, da atividade de enzimas e hormônios, da replicação de DNA e, sobretudo, para a aplicação terapêutica.
Atualmente, há centenas de radiofármacos que podem ser usados para a aquisição de imagens cintilográficas por Tomografia Computadorizada por Emissão de Fóton Único (SPECT) após administração a pacientes, e outras centenas de novos radiofármacos ainda serão desenvolvidos para a aquisição de imagens desse tipo, principalmente, à medida que surjam novas aplicações terapêuticas.
O uso combinado do SPECT e da Tomografia Computadorizada (CT) resulta no sistema SPECT/CT, que tem papel central no estudo, na pesquisa e no acompanhamento de múltiplas doenças, especialmente, dos diversos tipos de câncer. A tecnologia teranóstica está sob constante evolução e o desenvolvimento de novos radiofármacos, aplicações e recursos de processamento e quantificação de imagens resulta em novos usos, tanto na prática clínica quanto na pesquisa, bem como no desenvolvimento de radiofármacos diagnósticos e terapêuticos na Oncologia.
Com esse equipamento, pesquisadores de diferentes áreas podem estudar e explorar as aplicações de novos radiofármacos e recursos de quantificação e processamento de imagens em múltiplas doenças. O SPECT/CT é considerado o mais moderno aparelho de Medicina Nuclear disponível no País. Ele permite que exames sejam feitos com menor exposição à radiação, com resultados mais rápidos e precisos.
EMU PET/CT
Os equipamentos para o sistema PET/CT ainda estão em processo de aquisição pelo CEPID-CancerThera. Novas informações serão disponibilizadas em breve em nosso site.
O equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) acoplado a um de Tomografia Computadorizada (CT) forma um sistema, conhecido por PET/CT, que tem revolucionado o diagnóstico por imagem na medicina. O PET/CT possibilita a combinação entre imagens metabólicas e anatômicas, permitindo a avaliação do metabolismo das estruturas examinadas, como ossos, músculos, o cérebro, entre outros. Na Oncologia, indica-se o uso do PET/CT para a detecção de tumores e metástases.
Certos tipos de átomos radioativos são ligados a diversas moléculas capazes de mimetizar o funcionamento do organismo. Com isso, é possível fazer exames de imagem não invasivos, com resolução espacial da ordem de milímetros, e avaliar aspectos do metabolismo do corpo humano. O método pode contribuir para estudar a biologia dos diferentes tipos de câncer e suas comorbidades, e no desenvolvimento de novas drogas, já que permite o uso e a avaliação em organismos vivos. Ele tem sido usado de forma ampla e crescente em pesquisas clínicas e pré-clínicas em modelos animais, em diversas áreas da Medicina, mas, especialmente, em aplicações teranósticas (diagnósticas e terapêuticas) na Oncologia.
Por conta dos recentes avanços em radiofarmácia, da disponibilização de equipamentos sintetizadores e da incorporação de inteligência artificial e métodos de quantificação nos equipamentos e nos exames e procedimentos de PET/CT, o sistema e seus recursos de processamento e análise dos resultados se tornaram essenciais.
Com o PET/CT e os mais recentes recursos de software, após pesquisarem, desenvolverem e sintetizarem seus próprios traçadores, especialistas de diferentes áreas podem testar as aplicações pré-clínica e clínica. Além disso, eles podem estudar mecanismos biológicos e metabólicos de diversas doenças, incluindo o câncer.
PET/CT