Nos dias 4 e 5 de abril de 2025, o Cyan – Centro de Convenções, em Itupeva (SP), será palco de dois dos mais importantes eventos científicos no campo da Medicina Nuclear e da Oncologia do País: o 18º Simpósio Edwaldo Camargo e o 2º Congresso CancerThera.
Reunindo especialistas nacionais e internacionais, esses eventos, que acontecerão simultaneamente, destacam-se por fomentar a troca de conhecimentos atualizados sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer, com foco em atuações multidisciplinares e na inovação do Teranóstico no câncer.
Favorecendo um ambiente de colaboração, as sessões previstas na programação permitirão que profissionais e pesquisadores das áreas da Química, da Radioquímica, da Radiofarmácia, da Medicina Nuclear, da Oncologia, entre outras, compartilhem experiências e resultados de estudos científicos. Além das palestras, os congressistas poderão participar de discussões de casos clínicos e conhecer as últimas novidades diagnósticas e terapêuticas do setor.
A organização fica a cargo de Elba Etchebehere (coordenadora), Allan Santos, Celso Darío Ramos e Mariana Lima, todos médicos nucleares e pesquisadores integrantes das equipes do CEPID CancerThera e do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas da Unicamp. “As sessões que idealizamos para esta edição se tornarão oportunidades ímpares para profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas voltadas à saúde discutirem os horizontes de atuação e se atualizarem sobre as novidades que estão orientando o futuro do diagnóstico e do tratamento em câncer”, destaca Etchebehere.
Espaço especial em 2025
O 18º Simpósio Edwaldo Camargo será dedicado aos tumores do trato gastrointestinal, neoplasias de alta incidência que apresentam um grande desafio para a saúde pública, sendo discutidas nele as mais recentes técnicas de diagnóstico e terapêuticas correspondentes. Em paralelo, serão abordadas as atualidades das pesquisas pré-clínica e clínica desenvolvidas na área da Radiofarmácia, bem como a formação e o ensino no segmento.
Os palestrantes convidados para o 2º Congresso CancerThera apresentarão descobertas nas pesquisas básica, pré-clínica e clínica voltadas para a Oncologia e a Onco-Hematologia. Um dos principais temas do evento será a aplicação de tecnologias dedicadas ao Teranóstico, promovendo mais precisão e eficácia nos cuidados com pacientes oncológicos.
A edição deste ano traz ainda uma peculiaridade: um auditório exclusivo para a apresentação oral de trabalhos científicos avaliados e aprovados pelo comitê científico, além dos trabalhos disponíveis para visualização em formato de pôster. Os resumos dos trabalhos selecionados, assim como na edição anterior, serão publicados em um suplemento especial da revista Hematology, Transfusion and Cell Therapy (HTCT).
Resumo da programação
Com uma programação abrangente, o primeiro dia do 18º Simpósio Edwaldo Camargo (Auditório I) contará com palestras sobre neoplasias de esôfago, estômago, pâncreas, fígado e vias biliares. Especialistas discutirão o papel do PET/CT no diagnóstico e no tratamento desses tumores, além de apresentarem casos clínicos e abordagens terapêuticas. A tarde será marcada por sessões sobre radioembolização em neoplasias hepáticas e metástases. A manhã do segundo dia do simpósio será focada em neoplasias de cólon e reto, com destaque para as novas abordagens terapêuticas e o uso do PET/CT no estadiamento e no monitoramento dos pacientes.
As sessões dedicadas à Radiofarmácia terão um espaço reservado (Auditório II), onde serão debatidas atualizações importantes sobre o uso de radiofármacos em Oncologia. A programação inclui palestras sobre radioimunoconjugados, os impactos das doenças gastrointestinais no câncer e as novas pesquisas pré-clínicas em Teranóstico. Especialistas debaterão sobre o desenvolvimento de radiofármacos alfa-emissores e a utilização de modelos pré-clínicos alternativos, como o peixe zebrafish (conhecido também como “paulistinha”). Na manhã do segundo dia, o câncer do trato gastrointestinal estará em pauta, sendo discutidos alvos moleculares para diagnóstico e terapia, além de aplicações de novos radiofármacos teranósticos.
Já o 2º Congresso CancerThera (Auditório III) abrigará diálogos sobre os avanços teranósticos em Oncologia. No primeiro dia, o evento abordará temas como sarcomas músculo-esqueléticos, melanoma, tumores de próstata e colorretal, com sessões dedicadas às modalidades de tratamento inovadoras e aos casos clínicos. As discussões envolverão imunoterapia, radiofrequência e o uso de PSMA-177Lu, destacando a importância desse radiofármaco no manejo teranóstico desses tumores. Na manhã do segundo dia, as sessões destacarão o mieloma múltiplo e o câncer de cabeça e pescoço.
Um espaço exclusivo (Auditório IV) destinado ao debate de Temas Livres será a grande novidade deste ano: em ambos os dias de evento, haverá sessões de apresentação oral de trabalhos previamente avaliados e aprovados pelo comitê científico, nos âmbitos da Medicina Nuclear, da Radiologia, da Radioterapia, da Oncologia Clínica, da Onco-hematologia, da Química, da Radioquímica, da Radiofarmácia e da Física Médica. A programação começa com a solenidade de abertura, seguida pelas apresentações nas quais pesquisadores e profissionais dessas áreas compartilharão suas descobertas e experiências. Haverá intervalos para debate e networking entre os participantes.
Na tarde do segundo dia, todos os congressistas dos eventos simultâneos serão guiados a um único espaço (Auditório I), onde participarão de uma sessão multidisciplinar sobre tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos e o uso teranóstico, tratando-se também da aplicação de Inteligência Artificial, da dosimetria, do papel da terapia com radionuclídeos do receptor de peptídeos (PRRT) e dos novos radiofármacos no tratamento desses tumores.
Como encerramento, será promovida uma atividade social para a confraternização e a celebração das novas conexões estabelecidas.
A programação completa e atualizada você encontra no site do evento!
Inscrições abertas!
- Datas: 4 e 5 de abril de 2025
- Local: Cyan – Centro de Convenções, Itupeva (SP)
- Mais informações, inscrições e submissões de trabalhos: simposioedwaldocamargo.com.br