Skip links

Pesquisador responsável pelo CEPID CancerThera, Carmino Antonio de Souza é nomeado vice-presidente da FAPESP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nomeou o médico hematologista Carmino Antonio de Souza como vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Souza, que é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp) e pesquisador responsável pelo CEPID CancerThera, tem uma sólida trajetória profissional no âmbito científico e na administração pública, abrangendo quase 50 anos de dedicação à medicina, à pesquisa científica e à gestão em saúde. 

A nomeação, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 4 de outubro de 2024, é um reconhecimento da expressiva contribuição de Souza para o avanço da ciência no estado, e sua função será essencial para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de pesquisas de ponta no Brasil. É um novo capítulo em sua história junto à fundação, agora em uma posição de maior influência na direção estratégica das políticas de pesquisa e inovação. Na FAPESP, Souza já atuava como membro do Conselho Superior desde 2022, colaborando com a formulação de políticas de fomento à pesquisa científica em São Paulo.

Carmino Antonio de Souza, o novo vice-presidente da FAPESP | Foto: Léo Ramos Chaves/Revista Pesquisa FAPESP

“Eu me sinto com uma enorme responsabilidade, obviamente, e com muita honra de ter sido escolhido pelos meus pares em primeiro lugar, e tendo sido essa indicação ratificada pelo governador do estado”, diz Souza. Ele compartilhará essa responsabilidade com o também médico hematologista Marco Antonio Zago, nomeado presidente da fundação, com quem já tem uma longeva e prolífica história de parcerias. Ambos terão um mandato de três anos.

Atuação em uma fundação exemplar

A FAPESP é uma das principais agências de fomento à pesquisa do Brasil, desempenhando um papel central no desenvolvimento científico e tecnológico do estado de São Paulo e sendo responsável por apoiar projetos inovadores em todas as áreas do conhecimento. O novo vice-presidente explica que os desafios da fundação são enormes, pois, além de promover e auxiliar as políticas de pesquisa, inovação, desenvolvimento e educação em todos os níveis – com bolsas de formação de pesquisadores desde a iniciação científica até o pós-doutorado, por exemplo –, há a responsabilidade de estimular e financiar todas as atividades de pesquisa e inovação, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito produtivo.

A perspectiva, afirma Souza, é poder contribuir com todas essas atividades e manter a FAPESP no mais alto nível que ela ocupa no rol de fundações de amparo à pesquisa estaduais. “Eu considero importante que a gente continue defendendo a pesquisa, fazendo com que a FAPESP seja esse exemplo de décadas de fomento à pesquisa e à inovação, assim como no auxílio a todas as atividades produtivas que possam ser desenvolvidas no nosso estado ou em cooperação nacional ou internacional”, diz.

A nomeação também ratifica a importância do diálogo contínuo entre a academia e o governo para o fortalecimento da pesquisa, e coloca Souza em uma posição estratégica para liderar iniciativas que possam continuar a transformar a pesquisa científica em inovações práticas para a saúde e outros setores essenciais.

“Eu espero, sinceramente, corresponder à expectativa do Conselho Superior e do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, mas, principalmente, espero corresponder à expectativa e à esperança que a comunidade de pesquisadores, professores e pessoal que atua em inovação deposita em meu trabalho”, salienta. 

Trajetória sólida em pesquisa, inovação e gestão da saúde

Ao longo dos anos, a atuação de Carmino Antonio de Souza foi marcada por um compromisso com a excelência científica e com a transformação da pesquisa em benefícios concretos para a sociedade. Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele se especializou em Hematologia e Oncologia, tendo fundado o Hemocentro/Unicamp, referência nacional no tratamento de doenças hematológicas. Como docente da FCM/Unicamp, na qual é professor titular atualmente, ele desempenhou um papel fundamental na formação de novos médicos e pesquisadores.

Além da carreira acadêmica, Souza possui vasta experiência em entidades associativas, na administração pública e na gestão da saúde, tendo sido secretário de saúde do Estado de São Paulo (1993-1994) e de Campinas (2013-2020), bem como secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo (2022), cargos nos quais se destacou pela implementação de políticas na área de saúde pública.

Foi presidente e é diretor científico e membro da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Também é membro da Sociedade Americana de Hematologia (ASH), da Sociedade Europeia de Hematologia (EHA) e da Associação Ítalo Brasileira de Hematologia (AIBE) – da qual foi um dos fundadores. É o atual presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan.


Texto: Romulo Santana Osthues

Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!