Procedimentos terapêuticos e diagnósticos (teranósticos) têm se tornado cada vez mais interligados nos últimos anos como componentes de uma medicina personalizada. Para tratar de diferentes abordagens teranósticas, o CEPID CancerThera receberá o Prof. Dr. Ulrich Abram, do Instituto de Química e Bioquímica da Freie Universität Berlin, que ministrará a palestra Theragnostic approaches with radioactive isotopes – The future of Nuclear Medicine? (em português, “Abordagens teranósticas com isótopos radioativos – O futuro da Medicina Nuclear?”).
O evento acontecerá no dia 24/11, às 10h, no anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A participação é gratuita e aberta à comunidade universitária. Não há inscrições prévias. A participação está sujeita à lotação máxima (44 lugares).
A teranóstica na medicina nuclear
Na medicina nuclear, a teranóstica é frequentemente restrita ao uso de “pares combinados” de isótopos metálicos radioativos para a marcação do mesmo sistema ligante, o que permite uma avaliação do sucesso terapêutico em tempo real. O uso dos benefícios de várias modalidades diagnósticas (SPECT, PET, RM, elastografia etc.) em combinação com diferentes métodos terapêuticos (radiação interna ou externa, quimioterapia) pode ampliar o escopo das abordagens teranósticas.
Ao longo da palestra, além de exemplos de suas pesquisas mais recentes, Ulrich Abram tratará de oportunidades e desvantagens da abordagem teranóstica com isótopos radioativos, discutindo os problemas decorrentes do uso de diferentes metais com propriedades químicas variadas, como raios iônicos, potenciais redox ou comportamentos de coordenação.
A palestra é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do CEPID CancerThera.
SERVIÇO
Quando: 24/11, às 10h.
Onde: anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Rua Tessália Vieira de Camargo, n. 126, FCM-06 – “Cidade Universitária Zeferino Vaz” – Campinas / SP, Brasil.
Inscrições: a participação é gratuita e limitada à lotação do espaço (44 lugares); não há inscrição prévia.
Idioma: o palestrante falará exclusivamente em inglês. Não haverá interpretação simultânea.
Siga este link para informações atualizadas.