Durante o mês de janeiro de 2024, quatro estudantes de escolas estaduais de Campinas (SP) participarão de atividades científicas de educação e extensão no CEPID CancerThera. A iniciativa, intitulada “Avaliação da proliferação e migração celular em células de câncer de cabeça e pescoço tratadas com peptídeo anti-integrina”, é promovida pela equipe do Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, coordenado pela Profa. Dra. Carmen Silvia Passos Lima, que é também pesquisadora do nosso centro.
As atividades propostas pelo LAGECA e pelo CancerThera fazem parte do programa Ciência & Arte nas Férias (CAF), realizado anualmente pela universidade. O objetivo do programa é despertar o interesse de jovens talentos para a pesquisa científica e as atividades artísticas, envolvendo-os em práticas científicas e seus desafios atuais, considerando a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa e as diferentes formas de expressão artística. Sempre destinado a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas, o programa já recebeu mais de 2.550 estudantes desde sua criação, em 2003.
Para participarem das atividades do CAF no CancerThera, foram selecionados os seguintes alunos e escolas:
> Livia Soares Santos – E. E. Francisco Glicério
> Nathália Vanin dos Santos – E. E. Prof. Pedro Salvetti Netto
> Ryan Abner Ferreira dos Santos – E. E. Prof. Antonio Vilela Júnior
> Vitória Carvalho da Silva – E. E. Profa. Maria Neiva Abdelmassih Justo
Entre 10 e 31/01, os estudantes conhecerão as instalações dos laboratórios que fazem parte do CancerThera e terão aulas práticas e teóricas sobre temas diversos da Medicina Nuclear e da Oncologia, tais como: câncer de cabeça e pescoço, biologia molecular, cultura celular, quimioterapia, radioterapia, diagnóstico por imagens, estatística e análise de dados. Essas atividades também objetivam difundir o conhecimento sobre a abordagem teranóstica do câncer, que une diagnóstico e terapia concomitantes, sendo o tema transversal de trabalho de todas as equipes de pesquisadores do CancerThera. Os estudantes poderão acompanhar, na prática, o modo como os pesquisadores avaliam o uso de certos radiofármacos na produção de imagens de portadores do câncer de cabeça e pescoço, facilitando identificar a extensão do tumor e, ao mesmo tempo, destruir as células tumorais – funcionando como um teranóstico.
Além da coordenadora do LAGECA, acompanharão os estudantes como monitoras as seguintes pesquisadoras do laboratório: Suelen Aparecida Ribeiro de Souza e Ana Maria Castro Ferreira. Elas terão a colaboração de Daniele Daiane Affonso e Juliana Carron, respectivamente, doutoranda e pós-doutoranda do CancerThera.
Também farão parte das atividades: a Profa. Dra. Barbara Amorim, coordenadora e pesquisadora do CancerThera; a Dra. Thaís Tognoli, médica residente, e Simone Kuba, biomédica, do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas da Unicamp; o Dr. Matheus Yung Perin e a Dra. Hádila da Silva Veras Sousa, médicos residentes da Oncologia Clínica e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; e o Dr. Eduardo Baldon, coordenador do Serviço de Radioterapia do Hospital de Clínicas da Unicamp.
A integração dos profissionais das distintas áreas do conhecimento possibilitará o acesso de alunos da rede pública de ensino a inovadoras atividades assistenciais e de pesquisa em Oncologia do CancerThera.
Siga nossas redes sociais para atualizações sobre as atividades do CancerThera durante o CAF: estamos como @cepidcancerthera no Instagram e no Facebook.
SOBRE O CANCERTHERA
- Abrigando atividades de pesquisa, inovação e difusão do conhecimento para a criação de fármacos e radiofármacos baseados em metais, o CancerThera (Centro de Inovação Teranóstica em Câncer) é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID FAPESP). Nossas atividades começaram em maio de 2023 com sede no Hemocentro-Unicamp. Para o desenvolvimento da pesquisa, estão associadas à Unicamp: a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e o Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.
> Processo nº 2021/10265-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).