Skip links

Ministra da Saúde, Nísia Trindade participa de encontro sobre projeto do Centro Avançado de Oncologia; pesquisadores do CEPID CancerThera estiveram presentes

Em 17 de novembro, Nísia Veronica Trindade de Lima, ministra da Saúde, visitou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para um encontro no qual foi apresentado o projeto do Centro Avançado de Oncologia a ser instalado em Campinas (SP). A iniciativa busca atender à crescente demanda por diagnósticos e tratamentos de câncer na região. A ministra sinalizou que o Governo Federal analisará o projeto e seguirá colaborando para que o centro tenha sucesso: “é um processo em progresso”, disse.

Durante a reunião, Elaine Cristina de Ataíde, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, listou desafios enfrentados pelo sistema de saúde regional, que sofre constante pressão. Dados do HC/Unicamp revelam um aumento de 4,16% nas internações oncológicas em 2023, em relação ao ano anterior, além de crescimento em atendimentos ambulatoriais, exames de imagem e sessões de radioterapia. 

Elaine de Ataíde (FCM/Unicamp e HC/Unicamp), em apresentação de dados de atendimento do hospital à população.
Ao seu lado, Maria Luiza Moretti (FCM/Unicamp); e José Barreto (FCM/Unicamp, CEPID CancerThera e Ministério da Saúde).

“Estamos conversando em várias instâncias a respeito da necessidade desse nosso projeto há algum tempo, e esperamos que, no futuro, consigamos levar um atendimento diferenciado para a população” – destacou Ataíde, que, entre outros desafios, citou o aumento de diagnósticos de câncer e a perspectiva do crescimento do número de casos em função do envelhecimento populacional, assim como a infraestrutura insuficiente para os cuidados com os pacientes oncológicos.

“Sem dúvida, a ampliação do atendimento de Oncologia é fundamental, principalmente pela mudança do perfil populacional”, disse o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que afirmou estar disposto a discutir detalhes do projeto, incluindo o local de sua instalação na cidade (ainda em definição). O projeto também prevê uma parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para o desenvolvimento de terapias inovadoras baseadas em aceleração de partículas, como a Protonterapia.


Importância para a pesquisa e o tratamento oncológico

Elba Etchebehere, professora da FCM/Unicamp, pesquisadora principal no CEPID CancerThera e presidente eleita da SBMN.

Além do impacto no atendimento à população, o empreendimento poderá ampliar as perspectivas para a pesquisa clínica em Oncologia, Medicina Nuclear e Protonterapia. Elba Etchebehere, professora da FCM/Unicamp, pesquisadora principal no CEPID CancerThera e e presidente eleita da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, destaca os ganhos que a concretização do projeto apresentado significaria nesse contexto. “O Centro Avançado de Oncologia permitiria avanços importantes nas pesquisas clínicas que temos desenvolvido, podendo viabilizar a oferta da Protonterapia no Brasil e ampliar o acesso ao Teranóstico para mais pacientes oncológicos. É uma oportunidade de unir inovação científica com cuidados de excelência para pacientes com câncer”, afirma.

Além da ministra da Saúde, da superintendente do HC/Unicamp e do prefeito de Campinas, compuseram a mesa de apresentação do projeto: o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles; o coordenador geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto Campello Carvalheira, também professor da FCM/Unicamp e pesquisador principal no CancerThera; o diretor geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva; a coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti; e o diretor da FCM/Unicamp, Claudio Saddy Rodrigues Coy.

Da esquerda para a direita: Claudio Coy; Dário Saadi; Nisia Trindade; Antonio José Meirelles; Maria Luiza Moretti; Elaine Ataíde; José Barreto e Antonio José Roque.

No álbum a seguir, confira mais fotos do encontro, que aconteceu em dois momentos: um almoço de boas vindas à comitiva do Ministério da Saúde, realizado no restaurante da Casa do Professor Visitante da Unicamp; e a reunião de apresentação do projeto do Centro Avançado de Oncologia, que aconteceu no auditório da Superintendência do HC/Unicamp.

Ministra da Saúde, Nísia Trindade visita Unicamp para conhecer projeto de Centro Avançado de Oncologia
Clique no álbum para baixar as fotografias. Você também pode visualizar tudo neste link.


Texto e fotos: Romulo Santana Osthues

Este website utiliza cookies para aprimorar a experiência
Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.
CancerThera
Arraste!