Uma das vocações do CEPID CancerThera é a pesquisa e a produção de radiofármacos (medicamentos radioativos) que são utilizados na Medicina Nuclear com a finalidade de diagnosticar e tratar (teranóstica) pacientes com câncer. Conhecer tecnologias e métodos de produção de instituições que são referências nas áreas de Radiofarmácia, Radioquímica e Engenharia Nuclear é uma ação valiosa na pesquisa científica.
Com essa finalidade e para estabelecer possíveis parcerias, em 22 de fevereiro, uma comitiva formada por pesquisadores do CEPID CancerThera visitou o Centro Integrado de Produção de Radiofármacos (CinRad), que faz parte do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad/HC-FMUSP), e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), empresa que fornece insumos para o Programa Nuclear da Marinha (PNM), o Programa Nuclear Brasileiro (PNB) e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). As visitas possibilitaram a avaliação de detalhes a serem considerados no planejamento das instalações físicas da futura área de Radioquímica do CancerThera, especialmente quanto ao dimensionamento e à distribuição de equipamentos.
Participaram da comitiva os seguintes pesquisadores de nossa equipe: os Profs. Drs. Carmen Silva Passos Lima; Carmino Antonio de Souza; Celso Dario Ramos; Gilberto Carlos Franchi Jr.; e Luciana Malavolta Quaglio. E os anfitriões, no InRad, foram o radiofarmacêutico Ulisses Lacerda de Figueiredo Sá; o Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel, diretor clínico do CinRad e professor titular do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP; e o Dr. Fabio Luiz Navarro Marques, pesquisador atuante no mesmo departamento. Já na Amazul, quem recebeu os pesquisadores foram Newton de Almeida Costa Neto e Carlos Alberto Matias, respectivamente, diretor-presidente e diretor técnico da instituição.
Veja fotos das visitas abaixo: