No dia 16/05, o Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do Instituto Sociocultural Brasil-China e do hub de inovação Ibrawork (CPDI Ibrachina/Ibrawork), localizado no Parque Tecnológico da Unicamp, sediou o evento Pitch Open Innovation na Saúde, dedicado à premiação de ideias inovadoras no setor de saúde.
O evento foi conduzido pelo Prof. Dr. Li Li Min, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM/Unicamp) e coordenador de Inovação do CPDI Ibrachina/Ibrawork, e contou com uma comissão julgadora composta por Thomas Law, presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork; Ana Daidone, analista sênior da Agência de Inovação da Unicamp (Inova); Marina Luciana da Silva Polozi, gerente de inovação da Inova; Gabriela de Sá, coordenadora do Living Lab da organização Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil); e a Profa. Dra. Carmen Silvia Passos Lima, pesquisadora principal e coordenadora de Inovação do CEPID CancerThera.
Cinco equipes apresentaram seus projetos inovadores, seguidos de uma sessão de perguntas e respostas com a comissão julgadora. Além das apresentações dos projetos, Ana Daidone, da Inova, fez uma breve exposição destacando o suporte oferecido pela agência para todos os projetos participantes.
Thomas Law anunciou os projetos vencedores, que foram a plataforma Tamis-AI, para identificação precoce de erros inatos da imunidade, da Profa. Dra. Marta Duran Fernandez, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM/Unicamp), e a produção de um gel para tratar mucosite oral, da Profa. Dra. Mary Ann Foglio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp (FCF/Unicamp).
Os vencedores receberão uma bolsa de estímulo à inovação no valor de R$ 1.500 por mês, durante 12 meses, oferecida pelo Programa Bolsa Pesquisa Empresa do Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp.
Fotos: Divulgação (CPDI Ibrachina/Ibrawork).