Em uma cerimônia realizada no dia 6 de setembro de 2024, na Reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi assinado um memorando de entendimento – para firmar compromisso em Gestão do Conhecimento, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – entre a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) e a universidade, fruto de uma parceria que vem se consolidando desde o início do ano. A cooperação, inicialmente, beneficiará o CEPID CancerThera, potencializando sua vocação para a inovação, mas também prevê um horizonte promissor para outros projetos de colaboração entre as duas instituições.
Nas atividades de cooperação previstas, serão criadas “uma interação, uma solidariedade e um conhecimento mútuo que são importantes para reforçar a relação, para que outras possibilidades sejam também abertas no futuro”, salientou o Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, engenheiro de alimentos e reitor da Unicamp, durante sua fala na cerimônia, na qual destacou o potencial da universidade e seu pioneirismo em inovação junto a outras instituições brasileiras.
Atualmente, a equipe de engenheiros e arquitetos da Amazul, por meio dessa cooperação, tem colaborado com os pesquisadores do CancerThera na elaboração do projeto de laboratórios de radioquímica e radiobiologia, que ocuparão uma área de cerca de 400 m² em um dos prédios da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM/Unicamp). Nesses laboratórios, serão realizadas as pesquisas dos braços Básico e Pré-Clínico para o desenvolvimento de novas moléculas radiomarcadas para uso na abordagem teranóstica no câncer, um dos principais objetivos do CancerThera.
Cooperação traz reconhecimento e entusiasmo para inovar
O evento contou com a presença de representantes da Reitoria da Unicamp, da Amazul e do CancerThera, e foi marcado por discursos que enfatizaram a relevância da colaboração para o avanço da ciência e da tecnologia no Brasil.
Durante a cerimônia, Newton de Almeida Costa Neto, diretor-presidente da Amazul, destacou a importância da parceria com a Unicamp, especialmente no desenvolvimento de capital humano especializado. Além de agradecer, ele enfatizou que a colaboração entre empresas públicas, como a Amazul, e universidades é crucial para a formação de profissionais capacitados em áreas estratégicas, como a Medicina Nuclear. “Eu tenho certeza que teremos sucesso trabalhando juntos para darmos muitos passos. Este momento, para nós, é de grande importância. Estamos aqui com muita felicidade e muita satisfação”, afirmou.
O Prof. Dr. Carmino A. de Souza, médico hematologista, pesquisador responsável e diretor do comitê executivo do CancerThera, reconheceu a expertise da equipe da Amazul no âmbito da energia nuclear e ressaltou que a parceria permitirá à universidade continuar contribuindo com a saúde pública, oferecendo novas alternativas de tratamento para pacientes com câncer, muitas vezes, em estágios avançados da doença. “Essa parceria, certamente, vai encurtar um caminho enorme. Temos um compromisso público de levar o bem-estar à população, permitir que tenham uma melhor vida”, disse.
“A Medicina Nuclear faz parte do Programa Nuclear Brasileiro, e a vocação da Amazul é trabalhar com energia nuclear. Então, essa aproximação entre a instituição e nosso centro de pesquisa é lógica”, salientou o Prof. Dr. Celso Dario Ramos, médico nuclear, pesquisador principal e vice-diretor do comitê executivo do CancerThera. Ramos também faz parte do Conselho Científico, Tecnológico e de Inovação da Amazul, e foi designado como um dos executores do próspero convênio firmado entre ela e a Unicamp.
O convênio marcará mais um passo importante para o desenvolvimento e a transferência de tecnologias inovadoras voltadas para a área da saúde, um dos grandes investimentos da universidade em termos de pessoal e financeiros. “Na nossa visão institucional, é o futuro da Unicamp apostar cada vez mais em inovação”, enfatizou o reitor.
Representando as instituições participantes da cooperação, estiveram presentes na cerimônia de assinatura do memorando de entendimento os seguintes membros:
Amazul
Carlos Alberto Matias, diretor técnico;
Newton de Almeida Costa Neto, diretor-presidente;
Rafael Faraone Rando, encarregado do Núcleo de Inovação Tecnológica;
Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos, chefe de gabinete da Diretoria Executiva.
CancerThera
Profa. Dra. Barbara Juarez Amorim, pesquisadora associada;
Profa. Dra. Carmen Silvia Passos Lima, pesquisadora principal e coordenadora de Inovação;
Prof. Dr. Carmino A. de Souza, médico hematologista, pesquisador responsável e diretor do comitê executivo;
Prof. Dr. Celso Dario Ramos, médico nuclear, pesquisador principal e vice-diretor do comitê executivo;
Dr. Gilberto Carlos Franchi Júnior, pesquisador associado;
Prof. Dr. Pedro Paulo Corbi, químico e pesquisador principal.
Reitoria da Unicamp e convidados
Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, reitor;
Prof. Dr. Cristiano Torrezan, livre docente e assessor docente da Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp;
Prof. Dr. Luiz Carlos Kretly, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação/Unicamp.
Texto e fotos: Romulo Santana Osthues